sábado, 19 de novembro de 2011

Ser EM

A verdade é que toda a gente se queixa que gostaria de ser um estudante Erasmus Mundus.

Sim, compreendo que a ânsia de abandonar a crise económica lusófona seja muita e que estudar no estrangeiro nos abra portas e janelas (por enquanto, ainda tenho esta perspetiva!).
Compreendo que ter uma sala xpto com aquecimento, computadores, impressora, máquina de café e bolachas são boas regalias.
Compreendo que ter um cartão especial para poder entrar nesta mesma sala e no elevador (visto que a sala fica no 4º andar) seja deveras tentador.

Mas, vejamos os contras:
- A Língua Francesa/estrangeira
Nas primeiras aulas, não apanhava patavina! Exemplo: hoje fui ver uns apontamentos de uma aula para comparar com a teoria... conclusão? rasguei os apontamentos e mandei-os para o lixo. Assim, sem dó nem piedade. Era o que mais me faltava: ter de aturar as minhas próprias bacoradas! Pff! Enfim, é realmente complicado ouvir 2 horas seguidas de uma língua que não se domina minimamente.
- Trabalhos suplementares
Sim, os alunos EM são obrigados a fazer mais um tipo de avaliação que os alunos "normais". Fantástico, hein? Dá vontade de pular até ao/à professor/a e dar-lhe umas beijocas!
- Atenção redobrada
Sim, os professores olham com mais frequência para nós porque nós (ou serei só eu??) também os olhamos com um ar de quem-não-percebeu-uma-única-palavra-do-que-se-disse e no fim, ainda têm a lata de rematar com "Conseguiram perceber isto? É que esta é a parte mais importante da matéria!". Great!
- Testes
No meu primeiro teste, dei por mim a tentar advinhar não as respostas mas sim as perguntas! Ao fim de algum tempo, desisti e resolvi perguntar à professora. Esta, por sua vez, fez-me uma tradução literal. Mas que coisa brilhante para uma professora universitária! Portanto, a maneira como ela traduziu não queria dizer nada!

Há uma outra problemática que não sei bem onde colocá-la:
- Ser poliglota
Sim, é bom saber mais do que uma língua. Mas quando somos obrigados a falar TODOS OS DIAS três línguas diferentes, sinceramente, não dá. Penso que o meu cérebro confunde as sinapses e acaba por me dar informações completamente parvónias. Do género dizer "Merxi" ou "Merki". Ou "Est-ce que tu as un pencil?" ou "No, i don't want to sortir". Enfim, passaria aqui um dia a descrever todos os meus pontapés diários.

Bref. Eu sou (ou tento esfolar-me para ser) uma estudante Erasmus Mundus.

1 comentário:

  1. De facto há grandes obstáculos em estar a estudar no estrangeiro - nomeadamente a diferença de língua como apontaste, mas também de cultura e acredito que em questões económicas também não seja "pêra doce"!
    Mas vê o lado positivo, sempre! ;) Sempre quiseste ser EM, e conseguiste :D tenho a certeza que vai ser muito bom para ti, no futuro... e que vais tirar o melhor desta experiência!
    Apesar de haver muitas saudades, já sabes o que te desejo ;)
    Love you & miss you :'D

    ResponderEliminar